TPACK

Conhecimento Tecnológico Pedagógico do Conteúdo TPACK (sigla em inglês para Technological Pedagogical Content Knowledge) é um modelo teórico formulado para entender e descrever os tipos de conhecimentos necessários a um professor para a prática pedagógica efetiva em um ambiente de aprendizagem equipado com tecnologia. O conhecimento pedagógico do conteúdo (PCK) foi descrito pela primeira vez por Lee Shulman (Shulman 1986) e framework teórico TPACK foi elaborado a partir dessas ideias centrais, com a inclusão da tecnologia. Punya Mishra, professor titular, e Matthew J. Koehler, professor adjunto, ambos na Universidade do Estado de Michigan nos Estados Unidos, elaboraram extensos trabalhos na construção da framework teórico TPACK (Koehler & Mishra 2008, Mishra & Koehler 2006).

O quadro TPACK baseia-se em (1986,1987) descrições de Shulman de PCK para explicar como a compreensão dos professores de educação tecnologias e PCK interagir uns com os outros para produzir ensino eficaz com a tecnologia.

O ensino é caracterizado pelo alto nível de variabilidade de situações enfrentadas pelo professor e por uma interconexão entre teoria e prática. Dessa forma, requer dos professores o entrelaçamento de diferentes tipos de conhecimento aplicáveis em diferentes situações[1]. Nesse sentido, o modelo teórico TPACK pressupõe que o ensino com o uso de tecnologia passa pela integração de três componentes: Tecnologia, Pedagogia e Conteúdo. Um professor capaz de negociar essas relações possui uma forma de expertise diferente de, e (talvez) mais ampla que, o conhecimento de um especialista de uma disciplina (por exemplo, um cientista, um músico ou um sociólogo), um especialista de tecnologia (um cientista de computação) ou um especialista em ensino/pedagogia (um educador experiente).

O framework teórico TPACK salienta as complexas relações que existem entre o conhecimento das áreas de conteúdo, pedagogia e tecnologia e pode ser uma estrutura organizacional útil para definir o que os professores precisam saber para integrar a tecnologia às suas práticas de maneira efetiva (Archambault & Crippen, 2009).

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